Como projetar uma sala de estar mais ecológica: comece comprando móveis sustentáveis, dizem nossos especialistas. Veja todas as dicas a seguir!
Além de sua fundação, paredes e vigas, sua casa é construída com base nas decisões que você toma. Algumas são grandes – substituindo o telhado ou o aquecedor de água – enquanto outras são menores, escolhas diárias que surgem toda vez que você entra no chuveiro, acende as luzes ou lava a roupa. Mas todos eles afetam o meio ambiente. O modo como você projeta, preenche e utiliza sua sala de estar também tem impacto quando se trata dela ser mais ecológica.
Procurando por mais maneiras de adotar uma abordagem sustentável para projetar e utilizar uma sala de estar? A seguir, os especialistas compartilham suas melhores recomendações.
Veja também:
- Minúscula casa ecológica é alimentada por painel solar para impulsionar turismo em área rural da Itália
- Sustentabilidade: descubra como deixar seu quarto mais ecológico e natural!
- Esta caneta é tão ecológica que você pode comer a tinta. Conheça Scribit!
Compre móveis de demolição ou com selo de comprovação sustentável
Móveis de demolição costumam ser de boa qualidade e são cheios de estilo. Considere também itens vintage bem feitos por marcas menores e produtores locais, que tendem a se preocupar com o meio ambiente e fontes naturais ao seu redor.
Prefira tapetes ecológicos
Troque um capacho de borracha por sisal ou juta. Para cobrir (e isolar) áreas maiores, coloque uma almofada feita de lã, feltro ou materiais à base de plantas (como óleo de soja) com certificação de baixa emissão de produtos químicos. Cubra-o com um tapete 100 por cento de lã sem manchas ou impermeabilizante.
Adicionar uma brisa
Ventiladores de teto esfriam as pessoas, não os quartos, dizem os especialistas da Energy Star, dos Estados Unidos. Portanto, nunca deixe-o ligado em um espaço vazio. Dito isso, use esse lema para todos os eletrodomésticos. Isso já ajuda muito na economia energética e, cada um fazendo a sua parte, mudamos para a melhor.
Veja também:
- Singapura: conheça Tengah, a cidade ecológica ‘inteligente’ com 42.000 casas
- Casa ecologicamente correta para você construir por até R$ 40.000
- Ressignificando o lar: decoração que traz alegria, bem-estar e aconchego
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br